sábado, 27 de agosto de 2011

[Nota DEZ!] Volkswagen GOL Tuned by CLARION

Como críticos, é nossa função apontar erros e exaltar acertos para incentivar novos, e melhores, projetos futuros.

O modelo avaliado foi exposto no Salão do Internacional Automóvel de São Paulo em 2008. Com o objetivo de expor as inovações e lançamentos da linha Clarion, este modelo foi equipado com o que há de melhor em matéria de customização. O bom gosto e senso predominaram em todo o projeto.

Pontos Fortes

Qualidade de construção, mão de obra e acessórios instalados ao modelo.


 Bancos Concha Sparco, Apliques em Fibra de Carbono.

Painéis de porta personalizados.


 -Conjunto de Grades e Parachques personalizados de acordo a um projeto previamente elaborado.
-Jogo de Rodas (18") orna com o conjunto e fica proporcional ao tamanho e aspécto do modelo.
- Combinação de Cores (carroceria e rodas).

Pontos Fracos

 Custo dos Acessórios: Todos os equipamentos utilizados neste modelo, encarecem de mais o projeto, mas é claro que fazem a diferença.
 É importante salientar que um projeto nota 10 não precisa, necessáriamente, ser exorbitantemente caro. Tanto é possível que você poderá conferir nas próximas semanas, projetos de menor custo e mesma qualidade .

Meus parabéns ao Proprietário do Volkswagen Gol G5 CLARION

NOTA 10 (DEZ)

Avaliador: Eduardo Oliveira Varges

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

[Nota ZERO!] Chevrolet Chevette (LATA VELHA)



Descrição: Chevrolet Chevette (Brasil)
Nota: 0 (Zero)
Observações: Modelos antigos, normalmente são incrementados com peças cromadas, para-choques sobressalentes e outros detalhes característicos ao design individual do modelo.
 Como já é de prache, a falta de planejamento e bom senso, levou a ridicularização de um modelo que tem potencial para beleza sem alto custo.

O Que Peca?:
-Pintura não adequada ao estilo do carro.

- Para-choques e Grades não originais (Grade do Camaro e para-choques Ferrari 360 modena).





-Rodas desproporcionais ao tamanho do carro e o modelo ser réplica de outra marca (BMW).



O que acertou?: 
-Lanternas instaladas ornam com o modelo e lembram o aspecto das originais dando um toque de inovação.
-Pintura em torno das lanternas.


O Que Recomendamos: Se a customização tivesse sido feita de acordo com a idade do carro, poderia tornar o carro original em sua versão esportiva da época como o Chevette GP II :


Ou então, efetuar a restauração da lataria e incrementar poucos acessórios da época do carro ou mais recente desde que este combine com o aspécto geral do carro:




Avaliador: Eduardo Oliveira Varges

NOTA: 0 (ZERO)


 Fonte das imagens: Bizarrices Automotivas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

[Avaliações de Fabrica] Chevrolet Agile 2010





Descrição: Chevrolet Agile (Brasil)
Observações: Faremos a avaliação por partes.
O modelos tem pontos altos e baixos que o leva ao estilo "Ame ou Deixe".
É indubitável o sucesso de vendas do modelo da Chevrolet, porém, nosso papel é apontar erros e propor soluções, portanto vamos em frente.

Pontos Fracos...
Frente:

O maior erro na  dianteira do veículo, não se encontra nos traços mas sim na falta de proporcionalidade de suas peças.
A inspiração do design, certamente vieram de protótipos como Gpix e do modelo de linha Captiva.

A disproporcionalidade é agravada na grade de ventilação e no espaço restrito para colocação da Placa.

Modelo Atual:

O que poderia ser feito para melhorar?

 A simples redução do tamanho da grade muda completamente a proporcionalidade e o aspecto geral da dianteira do modelo.


Rodas:

O Agile possui caixas de rodas relativamente grandes, por esse fato as rodas originiais R15, ficam disproporcionais e parecem ser menores do que realmente são. 
 A GM possui rodas R16 ou R17 na linha Vectra, dessa forma, não seria impossível imcorporá-las ao modelo sem adicionar custo ao carro.


Traseira:

O Desenho em si é bonito, porém a impressão que passa ao ver o carro em perspectiva que o mesmo foi "batido" e sua traseira entrou alguns centímetros para dentro...


O que poderia ser feito para melhorar?

Adotar as linhas semalhantes ao Modelo Gpix:


Pontos Altos!


O Design empregado em alguns detalhes como nas lanternas, velocímetro e painel e bancos, de fato, são fatores que elevaram o conceito de inovação e beleza do modelo.




Conclusão: Apesar do belo interior, os defeitos e falhas de proporcionalidade pesaram na avaliação. O modelo tem muito potencial para melhorar em uma proxima versão, se os Designers e Engenheiros conciliarem custo e bom senso.
Avaliador:Eduardo Oliveira Varges

Nota: 6,0

Fonte das Imagens: chevrolet.com.br

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[Avaliações EDV] Chevrolet Astra 2001



Descrição: Chevrolet Astra (Brasil)
Nota: 3,5
Observações: O Astra, assim como muitos outros modelos, não são necessárias modificações para deixá-lo bonito.
Infelismente o "modificador", não contente com o visual original, resolveu inovar.
O Que Peca?: Grade modificada com filetes de alumínio.
-Falta de logotipos originais (Chevrolet)
-Pintura dois tons sem sentido gráfico.
-O Motor do Astra (2.0) não necessita e nem comporta saídas duplas de escape, 
muito menos no diâmetro das Ponteiras instaladas.
O que acertou?: Rodas instaladas são proporcionais ao tamanho do carro.
O Que Recomendamos: Efetuar a pintura em apenas um tom, recolocar decalaques da marca além da sibstituição dos parachoques e grades, por outros mais condizentes com o modelos do carro, mesmo que não sejam originais.  

Fonte das Imagens: bizarrices automotivas.

[Avaliações EDV] Renault Clio V6



Descrição: Renault Clio V6 (Europa)
Nota: 5,0
Observações: É possível notar a qualidade da mão de obra empregada ao carro, porém, a falta de um projeto condizente com o tamanho e aplicação do carro não casam com o modelo.
O Que Recomendamos: Redução na largura do body kit, além de um jogo de rodas com Tala e Aro condizentes com o tamanho do veículo (R15 ou R16).

Fonte das Imagens: bizarrices automotivas.